Acabe com a queda de cabelo!

Junte-se a mais de 5.147 leitores que aprenderam a lidar com a queda de cabelo com nossas dicas e em POUCO TEMPO (é grátis)!

5 problemas que provocam a queda de cabelo

A queda de cabelo é um problema que atinge homens e mulheres, pode estar relacionando a questões da genética ou ao descaso com o cabelo – além disso, algumas doenças também podem desencadear a queda de cabelo. Usualmente esse problema afeta mais os homens, principalmente por questões genéticas, porém, as mulheres não estão isentas de sofrer com a queda dos fios.

Um dos maiores responsáveis pela queda dos cabelos é a testosterona, hormônio sexual masculino. Porém, este hormônio, embora em bem menor quantidade, também é produzido pelas mulheres. Além disso, casos de queda de cabelo entre mulheres são mais comuns ultimamente, pois, outros fatores que levam ao problema estão ligados à questões emocionais, como estresse e ansiedade, além de tratamentos agressivos aos fios a que muitas mulheres se submetem.

causas queda de cabelo

Conheça alguns dos fatores que podem ocasionar o problema. Mas não esqueça, é fundamental consultar um médico com um especialista (o Dermatologista) para que se defina sua causa e, por consequência, faça o tratamento correto para superar o problema.

1. Genética

A predisposição genética, conhecida como calvície hereditária, e cientificamente chamada de alopécia androgênica se manifesta em ambos os sexos. Os homens começam a apresentar entradas na linha do implante do cabelo e as mulheres perdem os fios na região central do couro cabeludo. O problema pode ser transmitido por herança genética do pai ou da mãe e o quadro começa a se manifestar na puberdade, em função dos hormônios. A evolução varia de acordo com a predisposição de cada paciente. No caso de queda de cabelo feminino, é importante que as mulheres façam consultas ginecológicas rotineiras, por esta questão estar relacionada com os hormônios.

2. Estresse

O estresse no qual as pessoas são submetidas diariamente e à ansiedade são fatores que podem gerar a calvície, uma vez que o aumento da oleosidade favorece a queda dos cabelos nas pessoas muito tensas e ansiosas. Talvez, aqui esteja uma situação onde contornar a queda de cabelo pode ser mais fácil, porém, mesmo assim, o acompanhamento médico é fundamental.

3. Má alimentação

Regimes que não respeitam uma dieta balanceada, prescrito por um médico especialista ou um nutricionista, levam à carência nutritiva e à anemia, fatores que provocam o enfraquecimento e queda dos fios. Portanto, se alimentar adequadamente é fundamental para manter a saúde das madeixas.

4. Químicos

Os tratamentos químicos também danificam os cabelos. Os alisamentos, que empregam calor, tração e substâncias químicas provocam a queda dos fios. Além disso, tinturas, fixadores e escovas quentes podem ocasionar o problema. É importante cuidar para que o couro cabeludo não fique oleoso. Sendo assim, excesso de condicionadores e cremes de pentear, também podem influir no problema. Todo cuidado é fundamental para que a saúde dos fios capilares seja mantida em qualquer tratamento estético realizado.

queda de cabelo causas

5. Maus cuidados

Dormir com os cabelos molhados faz mal para a saúde capilar. A retenção de água no couro cabeludo pode proliferar fungos e bactérias e, com isto, aumentar significativamente a queda dos fios, além de deixá-los oleosos e quebradiços. Evite banhos muito próximos da hora de dormir, caso você venha a lavar os cabelos. Utilize o secador, quando necessário e, evite, sempre que puder, dormir com os cabelos molhados.

Após levantarmos as 5 principais causas para a queda dos cabelos você consegue se identificar com algum desses grupos? Muitas situações você mesmo pode contornar, porém, como já foi dito, é fundamental que você procure um médico nos primeiros sintomas de queda de cabelo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
4 Comments

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *