Acabe com a queda de cabelo!

Junte-se a mais de 5.147 leitores que aprenderam a lidar com a queda de cabelo com nossas dicas e em POUCO TEMPO (é grátis)!

Diabetes Causa Queda de Cabelo?

Atualmente, nota-se um número alarmante de indivíduos portadores de diabetes – uma doença metabólica, caracterizada pela irregularidade da glicose.

Como se sabe, a glicose é uma molécula presente em nosso corpo e trabalha em função de fornecer energia para o organismo. Para garantir o bem-estar, o metabolismo da glicose deve estar funcionando perfeitamente – que serviria tanto para ações essenciais do corpo, como também de tarefas mais simples, como é o caso do crescimento do cabelo.

Então, isso quer dizer que a diabetes causa queda de cabelo?

Relação entre diabetes e a queda de cabelo

A diabetes afeta a circulação de todo o organismo. O péssimo controle dos níveis de açúcar no sangue está intimamente relacionado com a perda de cabelo. E é por isso que pode-se entender que a diabetes causa queda de cabelo: cada folículo piloso (onde nasce o cabelo) recebe nutrientes e outras substâncias por meio dos vasos sanguíneos.

Diabetes 1

A diabetes, por afetar a circulação, faz com que o sangue não tenha mais capacidade de fornecer os nutrientes para o folículo permitir o crescimento normal dos fios. O resultado é óbvio: o folículo morre pela falta de circulação e a queda de cabelo acontece.

O ciclo capilar, dessa forma, tem interferência pelas alterações metabólicas causadas pela diabetes, desequilibrando o ciclo dos fios.

Fatores da relação entre diabetes e perda capilar

É fato que a diabetes causa queda de cabelo, mas não somente isso.

Uma pessoa diabética tem mais propensão a contrair vários tipos de infecções – e isso inclui no couro cabelo. Isso acontece pela maior perda de cabelo do que em pessoas sem problemas de glicemia.

Além da pobreza de fluidez de nutrientes na superfície capilar graças à má circulação, há maior propensão em ser afetado por bactérias e fungos no couro cabeludo.

Nos quadros de diabetes, outro agente pode facilitar a queda de cabelo: o estresse. A pressão de estar lidando com uma doença crônica, combinada com o medo diário da enfermidade agravam quadros psicológicos de ansiedade, melancolia e depressão.

Em consequência, fere-se a autoestima do paciente – que já poderá estar debilitado pelo tratamento ou pela doença.

diabetes 2

Outros fatores que podem estar ligados à queda de cabelo e a diabetes são a desidratação, a própria medicação (seus componentes químicos) e a baixa imunidade.

Retardar o crescimento e a própria renovação dos fios são as consequências desses fatores.

É importante saber que, já que a diabetes causa queda de cabelo, ambos problemas devem ser combatidos! Isso quer dizer que:

  • Deve-se manter as taxas glicêmicas dentro da normalidade,
  • E pode-se procurar aconselhamento médico quando ao uso de algum tratamento capilar para prevenir e diminuir a queda de cabelo.

A alimentação correta – e bem nutritiva – também é um bom modo de contribuir melhorias e evitar a queda capilar.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *