Acabe com a queda de cabelo!

Junte-se a mais de 5.147 leitores que aprenderam a lidar com a queda de cabelo com nossas dicas e em POUCO TEMPO (é grátis)!

Queda de cabelo durante a amamentação e pós parto – É normal? Como tratar?

A queda de cabelo durante a amamentação ou no pós-parto é algo normal. As causas do enfraquecimento e perda dos fios são variadas, mas geralmente tem a ver com o enfraquecimento do organismo e transmissão de vitaminas da mãe para o bebê. Outra caus é a variação da taxa de hormônios. Os tratamentos adequados para evitar a queda incluem shampoo especial, suplementos de vitaminas e algumas atitudes diárias para manter os cabelos e corpo como um todo saudável.

Aqui você confere todas as dicas, motivos e detalhes sobre o tratamento e causas da queda de cabelo no pós parto ou durante a amamentação. O primeiro passo é não se desesperar, pois a queda é completamente normal e pode ser facilmente evitada ou prevenida com ações simples. Confira!

Veja como eliminar a Queda de Cabelo

Entenda porque acontece queda de cabelo no pós-parto e durante a amamentação

Gravidez é um momento de extrema alegria entre as mulheres – e também de constante atenção. Afinal, a futura mamãe tem que se cuidar muito bem para garantir ao seu bebê uma vida saudável no útero, para que venha ao mundo em totais condições de saúde.

O hormônio da progesterona, responsável pela queda de cabelo entre grávidas, é o mesmo hormônio que faz com que as futuras mamães adorem seus cabelos durante várias fases da gestação. Ao mesmo tempo que o hormônio pode deixar os cabelos sedosos e volumosos, também pode os deixar secos e quebradiços, dependendo muito do histórico capilar de cada uma e das formas de alimentação antes e durante a gravidez.

Queda de cabelo na gravidez

Durante a gravidez, a mulher fica têm grandes mudanças hormonais para que o desenvolvimento do bebê seja possível. A partir dos primeiros 3 meses de gestação os folículos capilares entram na fase de repouso, a partir daí já é possível sentir os cabelos mais ralos, finos e até quebradiços. Em algumas mulheres após os três meses, os cabelos engrossam  e ficam mais espessos, uma consequência do aumento expressivo de hormônio feminino no sangue. Isso acontece por volta dos 5 aos 6 meses.

Cerca de 3 meses após o parto a taxa de hormônio feminino utilizada para o desenvolvimento do bebê cai drasticamente. Uma das consequências desse fato é a queda de cabelo, algumas mulheres chegam a criar até falhas no couro cabeludo nos 3 a 6 meses que antecedem o pós-parto.

No entanto, essa não é a única causa da queda de  cabelo. A amamentação também é um processo muito agressivo para o corpo da mulher, uma vez que retira muitos nutrientes e vitaminas do corpo da mãe para passar ao bebê recém nascido. Mulheres que tiveram partos agressivos ou que estejam com uma dieta alimentar fraca certamente sofrerão com mais intensidade a queda de cabelo durante a amamentação.

Outros fatores que contribuem para o enfraquecimento dos folículos capilares:

  • Estresse
  • Depressão pós-parto
  • Cirurgias
  • Alterações bruscas de peso
  • Má alimentação

Quando se trata de pós-parto é possível que a mulher tenha combinado todos esses fatores, tornando a perda dos fios muito intensa. A queda de cabelo normal de uma mulher adulta é de 100 a 125 fios por dia. Nos meses que antecedem o nascimento do bebê essa quantia pode chegar até a 500 fios por dia, o que ainda não é suficiente para deixar alguém careca. Apesar do pavor do cabelo que cai no ralo, chão do banheiro, cozinha ou no lençol esse problema tem solução. Basta realizar o tratamento adequado.

tratamento para queda de cabelo na mamanetacao

Anestesia da cesariana causa queda de cabelo?

A Anestesia Raqui ,assim como qualquer outra que possa ser utilizada nos partos de cesariana, podem intensificar a queda de cabelo. Dessa forma, a anestesia não é a causadora da queda, mas ajuda a manter o organismo enfraquecido e, com isso, ainda mais vulnerável ao enfraquecimento dos fios e do couro cabeludo.  A queda de cabelo é normal em todos os pós-parto e durante a amamentação, mesmo que o nascimento do bebê tenha sido de parto normal.

Quanto tempo dura a queda de cabelo durante a amamentação ou pós-parto?

como evitar a queda de cabelo pos partoA queda de cabelo durante a amentação ou no pós-parto dura cerca de 6 meses após o nascimento do bebê. Após este período o crescimento e saúde do cabelo já deve ter voltado ao normal.  Muitas mulheres percebem que os fios mudam de aspecto, tornam-se mais ondulados, mais lisos ou mais oleoso. Todas essas alterações são consequêncais das altas taxas hormonais  e também é uma das tantas surpresas da gravidez.

Para acelerar o processo de normalização da queda de cabelo e evitar que haja falhas no couro cabeludo por conta do processo de amamentação é preciso combinar o tratamento adequado com algumas atitudes cotidianas. Assim você evita de ficar careca e pode ter a tranquilidade de desfrutar seu tempo de mãe com a beleza radiante.

Tratamento para queda de cabelo durante a amamentação e no pós-parto

Queda de cabelo durante a amamentação

Queda de cabelo durante a amamentação

As recém mamães com esse tipo de situação não precisam entrar em pânico (e muito menos usar diversos produtos aleatórios para queda de cabelo): essa reação do corpo é normal e não há nada que possa ser feito de imediato. Geralmente a situação capilar da mãe volta a se normalizar por completo perto do aniversário de um ano da criança, mas até chegar a esse ponto o aspecto capilar já vai ter melhorado bastante.

Se o problema estiver incomodando mais do que o normal para o momento, a dica é que a mãe não corra à farmácia – mas sim ao médico dermatologista, já que ele é bem mais indicado a fornecer o tratamento queda de cabelo correto do que os rótulos de xampus, cremes e produtos “milagrosos” que prometem mundos e fundos.

 

Nessa época da amamentação, todo cuidado com química é pouco, já que o leite materno pode ficar comprometido caso produtos ou medicamentos incorretos sejam levados em consideração pela mãe. O papel da recém incluída no clube da maternidade é curtir essa fase da vida dela e da criança, deixando os grilos e as preocupações para serem resolvidos depois.

Fim da Queda de Cabelo

O que tomar? Remédios recomendados!

Os suplementos de vitaminas são os mais indicados para as mães que tem recém nascidos ou bebês até um ano de idade e que ainda estão amamentando. As vitaminas irão fortalecer o organismo materno de modo que possa transferir nutrientes para o bebe por meio do aleitamento sem que falte para o corpo da mulher, o organismo não precisará entrar em modo de economia e terá o suficiente para irrigar os folículos capilares e manter a saúde do couro cabeludo.

Remédios caseiros também são recomendações, pois eles não chegam a alterar a corrente sanguínea e muito menos ter consequências para o bebê. Muitas técnicas fortalecem os cabelos e evite que ele continue caindo muito. A exemplo está algumas plantas e ervas, você pode conferir dicas completas no nosso post sobre Receitas de Remédios Caseiros. 

Estas técnicas simples com ingredientes usuais e baratos fazem com que após os seis meses após o parto a recuperação da saúde dos cabelos seja muito mais rápida e eficiente, voltando a ter saúde e talvez os deixando até melhor do que eram antes mesmo de estar grávida.

Como prevenir?

Algumas atitudes diárias ajudam muito a controlar a queda dos fios nos meses que antecedem o parto e também durante a amamentação, confira as práticas que você deve ter para prevenir o enfraquecimento e perda dos fios

  • Faça hidratação com alimentos e produtos naturais
  • Utilize remédios caseiros para controle de queda
  • Utilize shampoos anti-queda
  • Aplique condicionador
  • No banho massageie o couro cabeludo para ativar a circulação
  • Utilize suplementos de vitaminas
  • Penteie os cabelos com pentes de cerdas largas e de madeira, ele evita que os fios quebrem
  • Não penteie o cabelo com os fios molhados
  • Utilize oleos naturais para a hidratar se estiverem secos
  • Tenha uma alimentação equilibrada e fortificada
  • Realize exercícios físicos regulares aplicados a sua condição e com orientação médica
  • Utilize o mesmo suplemento de vitaminas do seu pré-natal
  • Use produtos que dão volume aos fios
  • Penteie o seu cabelo de cabeça para baixo para que dê impressão de maior volume

como tratar a queda de cabelo pós parto

Quem tem queda no pós parto pode pintar o cabelo?

A tintura, pintura, progressivas e qualquer tratamento químico para cabelos durante o  pós-parto ou amamentação deve ser adiada afim de evitar danos e alergias para a mulher que está mais sensível e também evitar a queda de cabelo expressiva. Utilize-se de medicamentos naturais, suplementos de vitaminas, Pantogar e outros remédios especializados no fortalecimento do cabelo e adie a pintura do sue cabelo para seis meses depois do ganho do bebê.

Queda de cabelo durante a gravidez? Não se desespere! Veja o que fazer:

Ou seja: a queda de cabelo na gravidez não é motivo para desespero, nenhuma mamãe corre sérios riscos de dar à luz careca. A tranquilidade durante esses meses tão delicados é fundamental, assim como a cautela. Se a queda de cabelo for muito acentuada, procurar um médico que trata a queda de cabelo antes de tomar qualquer medida drástica ou milagrosa é a melhor alternativa – mesmo porque no pós-parto a tendência é que aumente o índice momentâneo de queda de cabelo, resultado de nova alteração hormonal.

como evitar a queda de cabelo pos parto

A dica para lidar com a queda de cabelo na gravidez é simples: não se submeta a tratamentos químicos e evite ao máximo períodos de estresse, uma vez que precisará ter o corpo são e em calma para uma boa amamentação. O lembrete às grávidas é que a queda de cabelo, nesse período, ocorre por muito pouco tempo. Depois que seus hormônios voltarem ao normal, tudo volta – inclusive seus tão estimados fios.

A grande maioria das novas mamães nem repara que os cabelos estão caindo de forma incomum, de tanto dar atenção ao filho. Essa sim é uma “distração saudável” e deve ser praticada por todo mundo que tem a chance divina de ser mãe.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (304 votes, average: 4,59 out of 5)
Loading...
42 Comments

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *