Acabe com a queda de cabelo!

Junte-se a mais de 5.147 leitores que aprenderam a lidar com a queda de cabelo com nossas dicas e em POUCO TEMPO (é grátis)!

Tratamento caseiro para Queda de Cabelo. Veja dicas

Os principais tratamentos caseiros para queda de cabelo levam plantas medicinais e fitoterápicas que ajudam no fortalecimento dos fios, manter o couro cabeludo saudável e promover o crescimento. Entre as principais receitas naturais estão o uso de babosa, gérmen de trigo, óleos essenciais presente em frutas como o abacate  ou alecrim. Técnicas de lavagem, hidratação e até alimentação funcionam como remédios caseiros para a queda de cabelo.

As receitas naturais, de modo geral, ajudam a melhorar condições que estimulam a queda de cabelo como oleosidade ou falta de hidratação (mais comuns em mulheres). No entanto, a efetividade do tratamento só acontece quando a causa da queda é solucionada o que pode exigir outras atitudes que vão desde medicação controlada até reposição hormonal.

Recorrer aos métodos caseiros é uma excelente forma de fazer o cabelo crescer mais rápido, evitar a queda de cabelo para quem já tem predisposição ou mesmo a otimizar  o tratamento. Veja aqui as principais receitas que vão ajudar a fazer seus fios ficarem mais fortes e saudáveis.

 

 

Tratamentos caseiros para queda de cabelo

 

7 tipos de tratamento caseiro para queda de cabelo

Tratamentos caseiros contra queda dos fios capilares

Portanto, tenha em mente que o que funcionou com alguém de sua família ou amiga pode não ter a mesma performance com você. É só não desistir e tentar outros tratamentos.

O bacana é que tratamentos caseiros para queda de cabelo são naturais, ou seja, não causam efeitos colaterais. Assim, caso um não entregue o resultado desejado é só testar outra opção!

Outro diferencial desse tipo de tratamento é sua facilidade, uma vez que é possível realizá-lo em qualquer lugar. O melhor? Sem gastar uma pequena fortuna, como acontece com as versões tradicionais! Conheça aqui opções:

1 – Creme de Amoreira

Cremes contra queda de cabeloMuito se fala dos cremes milagrosos, produzidos em casa, e com resultados fantásticos. Se você pode economizar para conter a queda de cabelo, por que não tentar?

Para que esses cremes apresentem o resultado esperado é importante que exista uma preparação prévia no seu cabelo,  a exemplo está o creme de folhas de amoreira. Lave-o bem com o seu shampoo de preferência, enxágue e aplique o creme, que tem preparo simples. Veja abaixo o passo a passo de como fazer:

  • 2 colheres de sopa de amoreira picada;
  • 300 ml de água;
  • Faça um chá com a amoreira, abafe e espere esfriar;
  • Aplique no couro cabeludo com auxílio de algodão;
  • Faça uma massagem delicada em seu couro cabeludo;
  • Aguarde 30 minutos;
  • Lave o cabelo e deixe-o secar;
  • Faça a aplicação duas vezes por semana;
  • Evite tomar sol no dia da aplicação

As folhas de amora ajudam na circulação sanguínea de forma que permite a melhor absorção de nutrientes pelo bulbo capilar. Assim, mantém os fios mais nutridos e fortes. A aplicação deve acontecer no máximo 3 vezes na semana para que os resultados possam ser sentidos.

2- Babosa (Aloe Vera)

Babosa utilizada Contra Queda de CabeloUm dos tratamentos mais comuns contra queda de cabelo é, sem dúvidas, o uso da babosa. Essa planta já é utilizada para esse fim há mais de dois mil anos e, para muitos, é a melhor solução caseira contra queda de cabelo.

Utilizar a babosa é simples, basta retirar uma espécie de baba encontrada no interior da planta, essa substância tem um poder intenso de hidratação e fortificação do bulbo capilar de forma que os fios são restaurados e os locais com falhas ficam dispostos novamente a crescer cabelo novamente.

Recomenda-se que o procedimento seja realizado duas vezes por semana. Contudo, alguns casos apresentam maior gravidade, nessa situação um acompanhamento médico é essencial e um profissional especializado poderá identificar o problema e indicar o tratamento adequado.

Quer utilizá-la também em seu tratamento caseiro para se livrar da perda dos fios? Então, siga os passos abaixo:

  • Retire de duas folhas de babosa a “baba” que ela produz (essa “baba” será semelhante, em se tratando de textura, a um gel);
  • Bata essa “baba” no liquidificador;
  • Passe nos cabelos e na raiz;
  • Deixe seu cabelo com uma touca plástica ou de alumínio repousando durante 30 minutos;
  • Lave e enxágue o cabelo;
  • Faça esse procedimento de uma a duas vezes por semana;

A Babosa, também denominada como Aloe Vera, é utilizada há muito tempo no tratamento dos fios, os agentes contidos na planta atuam, positivamente, no fortalecimento dos cabelos e na interrupção da queda. Além disso o cheiro característico da planta ainda ajudará a deixar seus cabelos mais perfumados.

3 – Gérmen de trigo

O Gérmen de trigo é muito poderoso contra a queda de cabelo porque supre os fios com todos os nutrientes que poderiam estar faltando. No entanto, ao contrário de outras receitas essa não deve ser aplicado diretamente dos fios, mas sim ingerida. A receita é fácil:

  • Bata duas colheres de sopa de gérmen de trigo em pó com um copo de leite
  • Misture bem e não adicione açúcar
  • Beba diariamente até ver os resultados

4 – Abacate

O abacate é composto em grande parte por óleos essenciais e vitaminas entre a B e E muito importante para o crescimento saudável dos fios. O seu verdadeiro poder está em fazer com que cabelos secos e danificados, como os de mulheres que passaram por muitos tratamentos químicos e tinturas seja restaurado. Pessoas que tem problemas com oleosidade devem ficar longe deste tipo de remédio caseiro contra a queda:

  • Bata um abacate médio no liquidificador
  • Pode adicionar uma colher de chá verde, se quiser (isso vai garantir que a mistura não fique tão oleosa)
  • Passe a mistura sobre os fios e couro cabeludo e deixe agir por 15 minutos
  • Enxague sem passar shampoo novamente

É possível que após o tratamento seus cabelos fiquem com aparência sebosa, isso não deve ser evitado. Significa que seus fios estão sendo tratados e ao lavá-los esse poder de hidratação do abacate será jogado ralo abaixo. Neste caso o poder de prevenção contra a intensificação da perda de cabelo acontece porque os fios quebradiços e cabelo seco são algumas das causas da queda. Quando hidratados é muito mais difícil que as fibras capilares se rompam, mantendo assim uma aparência mais saudável e cabelos mais fortes e volumosos.

5 – Alimentação equilibrada

Uma alimentação equilibrada as vezes é o suficiente para dar fim a diversas causas da queda de cabelo. Acontece que os cabelos são feitos de uma série de mineiras e nutrientes que só pode ser repassado para os fios por meio da circulação sanguínea, ou seja, com uma dieta saudável.

Para prevenir a queda de cabelo e gerar um ambiente saudável para a recuperação das falhas no couro cabeludo é preciso incluir alimentos que tenham os seguintes nutrientes no seu cardápio:

  • Alimentos ricos em vitamina A – Bife de fígado, gema de ovo, leite, cenoura
  • Alimentos ricos em vitamina B – Cereais integrais, carnes magras e nozes
  • Alimentos ricos em betacaroteno – Cenoura, rúcula, espinafre, agirão
  • Alimentos ricos em ferro – Uva passas, couve e cereja, folha de amora
  • Alimentos ricos em proteínas – Peixe, frango, queijo, feijão, leite de soja
  • Alimentos ricos em zinco – Fígado, gérmen de trigo, ostras e peixes

Alguns suplementos alimentares para a queda de cabelo concentram quantidade apropriadas de todos esses nutrientes em pílulas de forma que se torna muito mais fácil ter sucesso na adição destes fortalecedores na rotina sem precisar adaptar por completo o cardápio.

A sua dieta diária também deve incluir muita água, afinal, ela ajuda a hidratar não somente o couro cabeludo como todo o corpo. Além das hidratações diretas os principais nutrientes e necessidades do organismo são passadas para o cabelo por meio da ingestão, quando se tem uma alimentação pobre os primeiros sintomas aparecem na queda dos fios. É como seu corpo estivesse se desfazendo dos cabelos para poder dar atenção aos locais de mais importância, é um sistema de economia.

6 – Massagem

Massagem Contra Queda de CabeloVocê sabia que uma boa massagem no couro cabeludo é capaz de ativar a circulação sanguínea nessa parte da cabeça e fazer com que seu cabelo cresça mais rápido, com muito mais força, resistência e saúde?

Para isso, basta que após a lavagem do seu cabelo com água fria ou morna, você massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos (sem utilizar as unhas). Pressione-o levemente, pois o excesso de força pode provocar machucados ou traumas, situações que comprometem ainda mais o caso e ajudam a gerar falhas no couro cabeludo.

Fazer uso da massagem como tratamento para queda de cabelo é um dos casos mais emblemáticos de como pode ser muito fácil combater a perda dos fios com uma atitude simples e sem precisar sair de casa.

 

Viu como é fácil? Soluções simples e baratas como essas apresentadas acima podem auxiliar, e muito, na redução da queda de cabelo. Mas, vale lembrar e afirmar: nada vai substituir o tratamento realizado por um médico especialista em queda de cabelo.

Caso você não encontre êxito com as indicações caseiras dadas acima, o que pode acontecer, procure um médico e faça um tratamento assistido por um profissional especializado e competente.

7 – Chá de hortelã e chá verde

Tanto o chá verde como o chá de hortelã ajudam a refrescar o couro cabeludo nos casos em que a queda de cabelo é causada por irritações, alergias e até seborreia no couro cabeludo. Ao evitar a coceira e vermelhidão estimula a cicatrização das áreas afetadas e ajuda a evitar novas lesões que podem no futuro gerar mais perda de cabelo.

Este remédio natural é muito simples de fazer: basta fazer o chá com erva natural e aplicar diretamente no cabelo devidamente lavado. Depois enxague e repita a aplicação. Lembre-se de massagear bem para que o líquido penetro no couro cabeludo e gere um ar de frescor.

Quando optar pelo tratamento caseiro

Você é uma dessas milhares de pessoas que está sofrendo com a queda de cabelo e não sabe mais o que fazer? Você procurou especialistas como o dermatologista, mas está sem dinheiro para comprar remédios que auxiliam contra a queda de cabelo? Talvez, a solução mais adequada para esse caso especial seja buscar por opções de tratamentos caseiros contra a queda de cabelo.

É claro que nada substitui o acompanhamento de um médico capacitado para lhe indicar um tratamento adequado. Além disso, sabemos que os tratamentos caseiros contra queda de cabelo não possuem comprovação científica alguma. Porém, nesse caso, não custa tentar esses tratamentos, não é mesmo?

Fim da Queda de Cabelo

Tratamento Natural para queda de cabelo

A queda de cabelo pode ser tanto causada por fatores externos, como stress, mudança climática e tratamentos médicos, além de gravidez, quanto por fatores da pessoa, como genética, por exemplo. De qualquer forma, esse tipo de causa, consequência ou sintoma (já que ela pode ser os três) tem cura e o tratamento para queda de cabelo pode ser bem simples, inclusive natural e caseiro.

Tratamento natural queda de cabelo

É muito importante procurar um médico dermatologista assim que você começar a ver que os cabelos estão caindo de forma anormal. Pode não ser nada, ou uma coisa passageira, mas também pode ser algo sério, como sintoma de uma doença mais grave ou sinal de alopecia e calvície precoce.

Nestes casos o tratamento caseiro não irá ser o suficiente para acabar com a queda de cabelo, já que a sensibilidade do couro cabeludo a hormônios precisa ter outros tipos de intervenção.

Existe tratamento para queda de cabelo na maioria dos casos (e, onde não existe, o implante capilar é sempre uma saída), mas só mesmo o médico dermatologista pode avaliar o caso e passar o tratamento correto, que pode consistir em algo mais elaborado, como medicamentos prescritos, ou até mesmo em algo simples, como tratamento caseiro mesmo, de repente até com a própria babosa.

Fazer máscaras caseiras com banho de cremes, aliando os princípios químicos dos cremes à babosa ou controle da oleosidade também é uma boa forma de tratar naturalmente a queda de cabelo. No entanto, essa é uma saída mais preventiva do que corretiva, de fato

O excesso de química e da dupla escova/chapinha pode estar enfraquecendo os fios, por exemplo, e fazer hidratações constantes com aloe vera pode ser uma ótima forma de impedir o problema de se espalhar. Agora, caso a queda de cabelo ocorra em uma mulher grávida, não há nada o que temer ou se alarmar: é normal que os cabelos se enfraqueçam e caiam, por conta dos hormônios, em quantidades um pouco maiores do que as usuais.

No entanto, se essa taxa estiver bem alta, nada de procurar remédio natural ou químico por conta própria: o médico especialista vai dar a melhor opção para melhorar a aparência dos seus fios, mantendo a saúde do seu bebê, que é o que mais importa.

Se tiver experiências positivas na luta contra a queda de cabelo em casa, conte-nos quais foram nos comentários abaixo. Sua participação pode ajudar outras pessoas que enfrentam o mesmo problema que você!

Nunca se esqueça que o acompanhamento com um médico dermatologista pode ser a melhor situação para diversos casos de queda de cabelo.

Você sabe o que causa a Queda de Cabelo?

Veja como eliminar a Queda de Cabelo

A queda de cabelo chega sem avisar e não escolhe lugar para acontecer. Seja no carro, em casa, no hotel ou no trabalho, você poderá notar fios e mais fios espalhados pelo chão ou roupas.

Isso é desesperador, não é verdade? Muitas vezes, o enfraquecimento capilar e a queda dos cabelos podem acontecer devido a vários fatores, mas três chamam muita atenção e, nos dias atuais, são classificados como os mais comuns. São eles:

Má alimentação

Esse é considerado um dos motivos associados à vida moderna. Quando se alimenta mal, o corpo não recebe os nutrientes essenciais para garantir a boa estrutura capilar. Como resultado, há um enfraquecimento dessa estrutura e a queda dos fios.

Uma dieta bem programada pode fazer com que a queda de cabelo não exista, ou seja, pelo menos, amenizada. Por isso, a ajuda de uma nutricionista pode ser fundamental para que você consiga superar esse problema.

Alimentação errada

É interessante notar que readequação alimentar não deixa de ser uma atitude que você toma em casa, podendo, portanto, classificar essa melhora na nutrição diária como um tipo de tratamento caseiro para queda de cabelo.

Quer investir numa alimentação adequada desde já, antes de receber uma orientação precisa de uma nutricionista? Então, passe a consumir itens ricos em vitamina B6 e ácido fólico, que ajudam a dar saúde aos cabelos.

A vitamina B6, por exemplo, está presente em cereais, batata, banana, abacate, carne de porco, ovos e leite. Já o ácido fólico pode ser encontrado no espinafre, couve, brócolis, manga e tomate, por exemplo.

Stress

Outro fator que está ocasionando cada vez mais queda de cabelo é o stress do nosso dia a dia. Aquelas pessoas que trabalham demais, têm várias preocupações ou que não conseguem se desligar da rotina estão mais propensas a sofrer com a queda de cabelo.

Nervosismo - queda de cabelo

Para as mulheres e homens de negócios, que vivem em situações de alto stress e levam uma vida agitada, perder os cabelos e prejudicar a aparência é algo horrível e que pode causar impactos negativos no trabalho.

Caso o stress, agitação e ansiedade sejam situações e características difíceis de serem controladas durante o dia, é interesse contar com a ajuda de um profissional, fazendo uma terapia que seja adequada ao seu caso.

Além de ser uma excelente pedida para saber controlar fatores que desencadeiam a queda de cabelo, realizar uma terapia também faz bem à sua saúde, afinal, stress não ajuda ninguém e pode comprometer seu organismo.

Está com a grana curta para se consultar com um profissional? Então, fazer uma análise pessoal ajuda bastante. A autocrítica e o “olhe para si mesmo” auxilia a perceber situações que geram o stress, podendo agir previamente para evitá-los.

Assim, além de se conhecer melhor, será possível bloquear situações e fatores que geram a queda de cabelo, minimizando o risco de desenvolver ou agravar esse problema. E, mais uma vez, esse tipo de comportamento não deixa de ser um tipo de tratamento caseiro contra a queda dos cabelos.

Veja como eliminar a Queda de Cabelo

Fator hereditário

Queda de cabelo - hereditárioAinda há mais um fato que ocasiona a queda de cabelo, a calvície hereditária, que costuma atingir principalmente os homens, demonstrando os sinais da doença desde cedo.

Neste caso específico, como não há cura, pode-se tentar controlar a queda com tratamentos médicos específicos ou investir num implante capilar, que proporciona bons resultados, tanto em curto como longo prazo.

Hoje, o implante de cabelo é muito mais acessível e de fácil recuperação. Com um pouco de organização financeira é possível bancar o procedimento junto a um médico especialista, podendo se livrar do incômodo causado pela queda de cabelo.

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos e demais especialistas dessa área. Somos contra automedicação e qualquer outra forma de cuidar da saúde sem o auxilio de um médico ou responsável da área”.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (215 votes, average: 4,49 out of 5)
Loading...
115 Comments

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *