Acabe com a queda de cabelo!

Junte-se a mais de 5.147 leitores que aprenderam a lidar com a queda de cabelo com nossas dicas e em POUCO TEMPO (é grátis)!

Sintomas e tratamentos para a dermatite seborreica

No mundo atual é muito comum que as pessoas tenham problemas capilares, como queda acentuada dos fios (acima do normal), enfraquecimento dos cabelos e caspa, dentre tantos outros. Isso ocorre por diversos fatores, e podem ir desde características orgânicas (ou seja, da própria pessoa) até hábitos de vida e alimentação incorretos, passando pela possibilidade de os problemas surgirem como sintomas de outras doenças. Uma delas é a dermatite seborreica, que aparece em pessoas com oleosidade excessiva.

A dermatite seborreica, que muito se assemelha ao aparecimento de caspas em excesso, aparece onde há maior concentração de glândulas sebáceas, que não estão só no couro cabeludo: a doença pode aparecer no tórax anterior, supercílios e área centrofacial.

Dentre os principais sintomas para o aparecimento dessa dermatite estão fatores relacionados às condições emocionais, como o estresse, o aparecimento do tempo seco no inverno, que bate de frente com a oleosidade orgânica, e o aumento da temperatura dos banhos – então, é verdade: quem toma banhos muito quentes pode ter maior propensão a desenvolver problemas relacionados à esse tipo de dermatite.

dermatite seborreica

dermatite seborreica

Os principais sintomas para a dermatite seborreica vão muito além do aparecimento de caspas: apesar de ter também a descamação esbranquiçada do couro cabeludo, nos casos mais graves a doença se caracteriza por placas avermelhadas que descamam, sempre onde há cabelos pelo corpo. A dermatite não é contagiosa e, em gestantes e lactantes, pode apresentar placas amareladas no couro cabeludo.

No caso da dermatite nas glândulas sebáceas o tratamento tem um estilo único e deve ter acompanhamento do médico dermatologista, que é quem faz o diagnóstico da doença. Ele é feito através de fortes medicamentos aplicados na pele e no couro cabeludo, além do uso de xampus adequados, também prescritos pelos médicos, cremes e loções para auxiliar no retardo da doença e outros tipos de produtos que podem ajudar a controlar a dermatite, em qualquer estágio que ela esteja.

O tratamento é muito forte e pode comprometer a aparência do paciente, assim como a própria doença o faz – e, caso não seja tratada, pode levar o paciente ao desconforto social e baixa da autoestima. Esse tratamento deve ser feito na fase da crise e no pós-crise, para tratar e prevenir as lesões, e não significa que ele terá efeito curativo definitivo. Portanto é muito importante contar com um médico durante o processo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
One Comment

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *