Acabe com a queda de cabelo!

Junte-se a mais de 5.147 leitores que aprenderam a lidar com a queda de cabelo com nossas dicas e em POUCO TEMPO (é grátis)!

Anemia causa queda de cabelo? Entenda como acontece e como prevenir

A anemia é uma doença caracterizada pelo baixo nível de hemoglobina no sangue, resultado da deficiência de alguns nutrientes, principalmente do ferro. No entanto, quantidades reduzidas de proteínas, zinco e vitamina B12 também podem levar à deficiência. O problema apresenta diferentes sintomas, incluindo a queda de cabelo nas mulheres e homens.

 

No entanto, para a queda dos fios ser associada à anemia, é preciso que haja outro sinais, entre eles, palidez, fraqueza e cansaço excessivos, bem como falta de apetite e outros. A falta de ferro, um das principais causadoras da anemia, pode provocar a queda de cabelo porque esse mineral possui grande importância na produção de hemoglobina.

Quando há deficiência nessa produção, o transporte de oxigênio no organismo é prejudicado, levando a problemas até mesmo relacionados ao crescimento e manutenção dos cabelos. Isso porque os folículos pilosos não recebem a quantidade necessária de oxigênio e nutrientes, tornando-se finos, assim, caindo com mais facilidade.

Além de uma alimentação pobre em ferro e outros minerais e vitaminas, estão entre os fatores de risco da anemia as questões genéticas, além de cirurgias e lesões que levam à grande perda de sangue, bem como algumas doenças. Entre elas, diabetes, artrite reumatoide, doença nos rins, intestino ou fígado, câncer, AIDS, tireoide e insuficiência cardíaca.

anemia e queda de cabelo

Como evitar a queda de cabelo

queda de cabelo femininaQuando a queda de cabelo está associada à falta e nutrientes no organismo, é possível resolver o problema com uma alimentação saudável e equilibrada. Além disso, quando acontece por falta de ferro, pode afetar mulheres mais especificamente durante a menstruação. Nesses momentos, é indicado dar mais atenção à qualidade do que se come.

Entre os alimentos que possuem maior quantidade desse mineral estão carnes vermelhas, vegetais de folhas verdes escuras (coentro, couve, espinafre), além de brócolis, feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, aveia e quinoa, além de outros cereais integrais. O mesmo pode-se dizer da castanha de caju, sementes de gergelim e abóbora, uva passa,damasco e outros.

Para aproveitar melhor o ferro desses alimentos, uma dica é colocar os grãos na água por, no mínimo, oito horas. Essa atitude diminui o teor de ácido fítico que possuem,substância essa que atrapalha a absorção do ferro pelo organismo.

Outra dica é não incluir na mesma refeição em que se consomem fontes de ferro, alimentos ricos em cálcio.Esse mineral também prejudica a absorção do ferro.Ingerir alimentos ricos em vitamina C é uma forma de colaborar com a absorção do mineral.

Tratamento natural para a queda

diagnóstico anemiaEmbora em alguns casos mais sérios seja necessário buscar ajuda médica, a alimentação consistiu um competente tratamento natural para a queda de cabelo. Nesse sentido, outros cuidados são o de evitar o exagero no consumo de cafeína, bebidas alcoólicas e laxantes.

Além de ferro, existem mais vitaminas para a queda de cabelo, entre elas, a vitamina B12 e vitamina C, uma vez que, embora menos comuns, a sua deficiência também pode levar à anemia.

Quando não há os cuidados necessários, a doença pode causar complicações para o doente, como redução da sua produtividade no trabalho e da capacidade de aprendizado.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *