Acabe com a queda de cabelo!

Junte-se a mais de 5.147 leitores que aprenderam a lidar com a queda de cabelo com nossas dicas e em POUCO TEMPO (é grátis)!

Minoxidil – Como Usar, Efeitos Colaterais – Faz a barba e cabelo crescer?

O Minoxidil é um sulfato com poder vasodilatador  usado no tratamento contra queda de cabelo e para melhorar a circulação sanguínea em pacientes hipertensos. A substância serve para estimular o crescimento dos pelos e fortalecer fios frágeis, sendo usado para queda de cabelo ou para fazer a barba crescer.

O produto pode ser encontrado com facilidade nas principais redes de farmácia e na composição dos principais suplementos contra queda de cabelo. Antes de iniciar o uso, no entanto, recomenda-se confirmar qual das soluções é a mais recomendada para cada caso – uma vez que existem diferentes concentrações e indicações.

Minoxidil para Queda de Cabelo

Quando usar o Minoxidil

Veja em que situações é recomendada o uso de Minoxidil e que ele tem verdadeira eficácia comprovada por estudos científicos, assim com o bula dos principais produtos:

  • Melhorar a circulação sanguínea de pacientes hipertensos
  • Fazer a barba crescer
  • Fazer crescer cabelo mais rapidamente
  • Engrossar pelos finos
  • Dar uma força extra aos fios
  • Melhorar a aparência geral dos cabelos
  • Ajudar no crescimento da sobrancelha

minoxidil sobrancelha

Tratamento com Minoxidil para Queda

A queda de cabelo afeta milhares de pessoas, alguns causadas por condições genéticas como a calvície, outras por conjuntos de situações de saúde como a oleosidade ou seborreia.

Veja em que casos o Minoxidil é indicado e tem efeitos reais na prevenção e tratamento de queda de cabelo.

  • Na calvície – também conhecida como alopecia androgenética (saiba mai saqui) – acomete mais homens, mas tem casos em mulheres. Acontece quando há queda de cabelo, mas não há o aparecimento de fios novos que irão substituir aqueles que caíram;
  • Falhas no couro cabeludo – Tanto faz se causada por alergias ou problemas mais sérios, o tratamento como Minoxidil consegue estimular o crescimento capilar e melhorar as áreas afetada pela queda;
  • Fortalecimento dos fios – Pessoas que passaram por tratamentos agressivos ou tem os fios seriamente danificados por processos químicos conseguem fortalecer e garantir mais saúde e boa aparência para os cabelos.

Funciona mesmo?

O Minoxidil funciona por conta da sua capacidade vasodilatadora. Ela estimula a circulação do sangue e permite a oxigenação da pele. Desse modo,  os nutrientes conseguem chegar com mais facilidade nos folículos dos pelos, estimulando o crescimento rápido.

O composto tem ação satisfatória no fortalecimento dos fios já existentes, por tanto é difícil que somente com o uso do produto seja capaz restaurar áreas de falhas como na barba ou cabelo.

No entanto os homens que ainda não sabem se tem barba ou não, o tratamento é válido para tentar estimular os folículos por algum motivo bloqueados.

Como usar nos cabelos

Você pode encontrar nas farmácias o Minoxidil em diferentes fórmulas, o tratamento mais fácil e efetivo é por meio das cápsulas de suplementos naturais. Nestes você poderá encontrar não somente esta substância como um complexo vitamínico importante para o fortalecimento dos fios.  É o caso do HairLoss Blocker, por exemplo.

Shampoos – Esse produto pode ser encontrado nas principais farmácias, mas não costuma ser muito em conta. Basta substituir o shampoo convencional pelo com Minoxidil durante as lavagens, lembrando-se de usar água morna a fria na lavagem. Demora cerca de 1 a 3 meses para fazer efeito contra queda e restauração do couro cabeludo.

Comprimidos – Usar o Minoxidil em forma de comprimidos é mais efetivo para quem quer tratar não somente a queda capilar, mas ter resultados gerais no crescimento dos pelos do corpo  – caso mais requerido por homens.

O tratamento é contínuo e pode haver novas perdas da boa aparência dos fios e até mesmo reincidência da queda ao cessar o uso da substância.

Como fazer barba crescer com Minoxidil

Minoxidil EspumaO Minoxidil é um excelente produto para dar mais volume a barba. No entanto, aqueles que não tem pelos no rosto por uma questão genética dificilmente conquistarão grandes resultados com a substância.

Acontece que ele somente estimula os folículos dos pelos, se não existirem não terá como criá-los. Os resultados de antes e depois mais impressionantes são no caso de homens que tem poucos pelos ou que querem acelerar o crescimento da barba.

Como usar – O Minoxidil gel ou spray com 3% de concentração são os mais recomendados. Basta aplicar no rosto e deixar agir por 5 minutos. O uso deve acontecer uma a duas vezes por dia, sem necessidade de proteção solar. Recomenda-se passar depois do banho ou aplicar toalhas quentes antes do produto para abrir os poros e melhorar a absorção da substância na pele.

Quanto tempo demora – Os resultados começam a aparecer a partir da terceira semana de tratamento, de acordo com relato de usuários. Com o tempo se vê mais avanços. Dentro de 1 mês a 3 meses já dá para conquistar grandes diferenças no volume da barba.

Raspar a barba faz bem? – Os dermatologistas confirmam que a ideia de raspar a barba para fazê-la crescer mais rápido é um mito.O que acontece é que usar lâminas de barbear ajudam a engrossar os fios e dar uma aparência mais volumosa à barba. O mesmo serve para os cabelos.

Veja algumas fotos de antes e depois de quem fez o tratamento com Minoxidil para fazer a barba crescer:

minoxidil antes e depois minoxidil para barba crescer minoxidil funciona mesmo minoxidil faz barba crescer

Qual solução usar – 2%, 5% ou 10%?

Fim da Queda de CabeloO tratamento com Minoxidil é feito através de um tônico e versões tópicas e não com comprimidos (somente nos suplementos naturais).

Essas formas se tornam mais seguras e não são capazes de serem absorvidas pelo organismo – especialmente por ser um medicamente para hipertensão.

Há versões com concentrações de 2%, 3%,  5%  e 10%. As mais usadas são as de 2% e 5%.

Vê-se que a solução com 2% é a mais indicada para mulheres, enquanto que a de 5% é recomendada para homens.

Vale frisar que o tratamento com Minoxidil deve ter acompanhamento médico – já que ele é o responsável pela análise do seu quadro de queda de cabelo, avaliar qualquer fator de risco e garantir que o tratamento seja eficaz e seguro.

Efeitos colaterais

O Minoxidil tem inúmeros benefícios para a aparência dos pelos corporais, no entanto, não é só rosas. É comum casos de reações alérgicas e presença de algumas pequenas reações adversas tais como:

  • Vermelhidão na pele
  • Coceira
  • Irritação cutânea
  • Ardência na região de aplicação
  • Ardência nos olhos caso aplique muito perto da região

Se a irritação e ardência permanecer além do primeiro mês de tratamento recomenda-se parar o tratamento e procurar um dermatologista para confirmar algum tipo de alergia ao componente.

Os efeitos colaterais desse produto acontecem principalmente nas três primeiras semanas iniciais e costumam cessar sozinho, sem uso de remédios complementares.

minoxudil para cabelo

Contraindicações

Entre o grupo de pessoas que não deve fazer uso da substância se enquadram:

  • Gestantes
  • Mulheres em fase de amamentação
  • Bebês ou crianças
  • Se o couro cabeludo tiver algum tipo de irritação
  • Quando a razão da queda de cabelo é desconhecida
  • Se a perda capilar acontece de forma muito repentina
  • Pacientes que possuem glaucoma

Nomes comerciais do Minoxidil

Para quem quer comprar a substância nas farmácias os nomes comerciais vendidos são:

  • Aloxidil – média de R$ 170,00
  • Loniten 10 mg  – média de R$ 140,00

Existem também suplementos com substâncias que também ativam a circulação sanguínea e tem efeitos sobretudo no tratamento contra a queda de cabelo, entre eles os mais conhecidos estão:

A vantagem de optar pelas soluções naturais é que não possuem efeitos colaterais e são mais seguras para se tomar.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (8 votes, average: 4,13 out of 5)
Loading...
25 Comments

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *