Acabe com a queda de cabelo!

Junte-se a mais de 5.147 leitores que aprenderam a lidar com a queda de cabelo com nossas dicas e em POUCO TEMPO (é grátis)!

Queda de cabelo masculino – Causas, Tratamentos e Remédios

Os homens são os maiores alvos de problemas relacionados à queda de cabelo. De acordo com os dados de 2009 da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e estética o principal vilão é a calvície (alopecia androgenética). Somente nos Estados Unidos 35 milhões de homens tem a perda de fios por conta da condição genética.

As causas da queda de cabelo masculina, no entanto, são diversas. As vezes podem estar ligadas com problemas de saúde e hábitos de alimentação.

Se você se desespera com as falhas no couro cabeludo não se preocupe, apesar de mais de 800 mil pessoas procurarem anualmente técnicas de restauração capilar,  de acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar, existem várias formas de tratamento para recuperação do cabelo.

Queda de cabelo - Homens

Causas da queda de cabelo masculina

Confira abaixo as principais causas de queda de cabelo nos homens e os sintomas de cada uma destas causadoras da perda de volume dos fios:

Calvície (alopecia androgenética) – Esse padrão de calvície é herdado por um gene da mãe ou do pai. Os primeiros costumam aparecer ainda na adolescência, a partir dos 17 anos. Após os 35 anos ela piora gradativamente. Ela ocorre por conta de uma sensibilidade ao Dihidrotestosterona (DHT). Saiba aqui mais sobre. São mais de 35 milhões de homens com o padrão genético, mas poucos conhecem mais afundo sobre o problema.  No caso da calvície não há cura, mas só tratamento – já falamos sobre como acontece a calvície.

Alterações hormonais – As alterações hormonais desencadeadas por conta de problemas na tireoide, hipófise,suprarrenal e até na própria produção de serotonina são causadores da perda de fios capilares.

Dietas não saudáveis – A falta de nutrientes no cardápio também é fator para ter perda de fios ou cabelos mais ralos. Ele também é um fator que ajuda a acelerar o aparecimento do gene da calvície. Pouco zinco, ferro e proteínas são alguns dos mais atrelados a perda de fios. Nestes casos o tratamento mais indicado são o de uso dos melhores suplementos de vitamina para queda.

Doenças autoimunes – As doenças que agridem o sistema imunológico deixam o corpo muito mais vulnerável à infecções e acometimento por fungos e bactérias no couro cabeludo. Pessoas que estão fragilizadas do ponto de vista de saúde acabam por não ter força o suficiente para manter cabelos e unhas fortes. Nestes casos pode ser inteligente usar o antigo tratamento a base de Finasterida ou Minoxidil.  

Estresse – A questão psicológica do paciente tem muita relação com a causa da queda de cabelo masculina. Muitos homens com vidas agitadas ou que fazem uso de remédios antidepressivos desenvolvem co mais facilidade problemas de queda capilar.

Tem cura?

Nem todas as situações de perda de cabelo masculina tem cura. No caso da alopecia, por exemplo, não existe finalização total da perda capilar. O máximo que se consegue fazer é usar-se de remédios e técnicas para procrastinar a queda dos fios.

Já quando a queda no homem está relacionada à problemas hormonais, de saúde e outros fica os tratamentos podem satisfazer o máximo e resgatar os fios para a normalidade de volume e aparência.

Para combater o problema também são recomendados algumas transformações de hábitos: manter uma alimentação equilibrada, diminuir o estresse diário, dormir bem e fazer atividades físicas com regularidade. O nível de qualidade de vida pode causar a queda de cabelo no homem.

Na adolescência

queda de cabelo na adolescênciaA adolescência é um período de intensas alterações hormonais, também no corpo masculino. Nesta fase é que costumam aparecer os primeiros sinais da calvície.

A condição genética é desencadeada por conta da reação da alfa reductase com a testosterona produzindo a dihidrotestosterona, qual o couro cabeludo é sensível. Durante a puberdade a testosterona aumenta consideravelmente, acelerando o processo de perda dos fios.

Outras possíveis causas para a perda de cabelo entre os homens na adolescência é a deficiência nutricional, adoção de dietas radicais e até o estado emocional – depressão, ansiedade e outros transtornos fragilizam o sistema imunológico e deixa mais vulnerável para enfraquecimento dos fios.

Meu cabelo está caindo. O que devo fazer?

Quando os cabelos começam a cair de forma anormal (o comum é perder cerca de cem fios por dia, já que a estrutura capilar é feita para ser renovada) a melhor coisa a se fazer é procurar um médico especialista em doenças capilares para diagnosticar a causa e o tratamento correto para qualquer tipo de queda de cabelo.

perda de cabelo homens

Esse levantamento é feito por um dermatologista, que pode indicar remédios caseiros, medicamentos controlados.

Por mais que os shampoos e produtos vendidos nas farmácias prometam melhorar esses quadros, só o médico que entende do assunto é que pode falar para cada um qual é a maneira correta de lidar com o problema.

É o especialista, também, que vai indicar mudanças de hábitos de vida, como uma alimentação correta e balanceada, já que a falta de vitaminas advinda de hábitos errados de consumo também prejudica a estrutura capilar, causando a queda.

Nesse caso, o tratamento é fácil: se alimentar corretamente e beber muita água. Bebidas a base de mel, iogurte, banana e leite magro são ótimas opções para retomar as rédeas dos cabelos e fortalecer os fios.

Ter dias menos estressantes e aceitar o fato de que a calvície virá um dia, em menor ou maior proporção, também são boas atitudes para evitar uma queda precoce dos cabelos.

Remédios  para queda de cabelo no homem

Os remédios para queda de cabelo tem várias funções. Alguns tem a intenção de aumentar a circulação sanguínea da região, outros suprir deficiências nutricionais. Você confere aqui os 3 mais populares. 

Confira algumas das indicações mais comuns entre os médicos:

Tratamentos naturais

Os tratamentos caseiros são muito úteis quando buscam técnicas de estimulação da circulação e controle da oleosidade do couro cabeludo.

São milhares de receitas com ingredientes simples que podem ser feitas no conforto da sua casa como forma de teste.

Algumas delas envolvem:

  • Creme de amoreira
  • Babosa
  • Gérmen de trigo
  • Abacate
  • Chá de camomila ou alecrim

<< VEJA: Como fazer passo a passo os principais tratamentos caseiros para firmar os cabelos>>

Suplemento naturais

tratamento queda de cabelo masculinaAs categorias de suplementos são verdadeiros sucessos na hora de tratar o cabelo masculino. Ao contrário dos tônicos capilares elas são capazes de te fazer evitar ficar careca simplesmente por suplementar o seu organismo com todos os nutrientes importantes.

Muitos clientes que procuram a restauração dos fios com o suplemento tem resultados incríveis sem precisar se submeter a listas complexas de efeitos colaterais. O mais conhecido do mercado é o HL Blocker, veja aqui os depoimentos e avaliação da bula. 

 

Shampoos para queda – O que usar?

No mercado não falta locação e shampoos recomendados para o crescimento capilar masculino, mas a verdade é que nem todos eles funcionarão em você. Tudo depende do diagnóstico da queda de cabelo no homem – no caso da calvície, por exemplo, nem o melhor shampoo ajudará.

Já quem sofre de problemas como a seborreia o shampoo cetoconazol é a melhor opção, assim como um shampoo enriquecido com vitaminas serve para aqueles que tem problemas nutricionais ou um controlador de oleosidade para quem sofre de caspa.

Quem procura um tratamento caseiro ainda pode fazer o próprio shampoo bomba em casa, o componente enriquecido com bepantol e monovin A ajuda a fazer o cabelo crescer mais rápido. As vezes pode ser esse problema que está o impedindo de exibir uma cabeleira volumosa e

Como combater

tratamento natural para queda de cabeloA queda de cabelo masculina nem sempre pode ser evitada por completo, mas ao menos minimizadas se adotar técnicas saudáveis tais como:

  • Alimentação equilibrada
  • Não dormir com os cabelos molhados
  • Fazer suplementação de nutrientes essenciais
  • Não usar bonés e chapéus com muita frequência
  • Manter uma rotina saudável e longe do estresse
  • Não fazer muitos processos químicos nos fios
  • Manter uma rotina de sono saudável

Nem todos os homens ficarão carecas, mas alguns têm em seus genes essa probabilidade – e se procurar as saídas erradas para o tratamento pode acabar se frustrando.

A dica é sempre procurar um médico, quando o problema começar a incomodar, e relaxar ao máximo, principalmente se a calvície for inevitável.

Até ela tem seu charme – e, como diz a música, é dos carecas que elas gostam mais. Se não aceitar a condição, ainda poderá recorrer aos implantes capilares e outras técnicas que muito ajudam na manutenção da saúde dos fios no topo da cabela e prevenção da perda de cabelo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
16 Comments

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *