Acabe com a queda de cabelo!

Junte-se a mais de 5.147 leitores que aprenderam a lidar com a queda de cabelo com nossas dicas e em POUCO TEMPO (é grátis)!

Saw Palmetto – o que é, como usar, efeitos colaterais, benefícios

O sawpalmetto é uma planta originária dos Estados Unidos. Seu nome pode ser traduzido para o Português como palmito serra. Suas folhas serrilhadas explicam seu nome. É conhecido na Espanha como serenoa, na França como sabal, na Alemanha como sägepalme.

Seu nome científico é Serena Repens, em homenagem ao botânico Sereno Watson. É a única espécie do gênero serenoa.

O que é Saw Palmetto

O sawpalmetto é uma palmeira de pequeno porte, de hastes espinhosas que alcança,no máximo, quatro metros de altura. Muito comum na região que vai do Texas até a Carolina do Sul, possui várias propriedades medicinais. Seu frutos têm uma cor preto-azulada semelhantes a amoras.

Propriedades e benefícios do Saw Palmetto para a saúde

saw-palmetto-2Estes são alguns dos princípios químicos do saw palmetto: ácidos graxos, carotenos, ácidos cáprico, capróico, laúrico, palmítico e oleico, lípase, arabinose, galactose, resina, saponinas, esteroidais entre outros.Mas o que você precisa saber sãos os benefícios que ele traz para a saúde de homens e mulheres.

Esse fitoterápico é indicado para:

  • Tratamento de tumor benigno da próstata,
  • Desordem dos sistemas genital e urinário (inflamação, ruptura, entupimento de vias),
  • Impotência sexual e hiperplasia da próstata.

Seu uso ajuda a aliviar amicção noturna frequente, aumenta o jato urinário e a inflamação da próstata. Também pode ser usado no tratamento de afecções cutâneas. Acredita-se que seja também afrodisíaco. Sem efeitos adversos na função sexual, é bem tolerado,tem eficácia clínica reconhecida e melhora a qualidade de vida do paciente.

Prós e contras do Saw Palmetto

saw-palmettoOutra aplicação dosawpalmettomuito difundida é no tratamento contra a calvície. Bastante vendido pela internet, seu uso indiscriminado e a automedicação podemtrazer reações adversas como mascarar a detecção precoce do câncer de próstata.

Também pode agravar doenças epigástricas preexistentes. Não deve ser indicado em casos avançados de hiperplasia benigna. É preciso primeiro afastar a possibilidade de câncer de próstata, nefrite e outras infecções do trato urinário. Mulheres grávidas e amamentando não devem usar o sawpalmetto.

Seus compostos ativos se apresentam em concentrações reduzidas nas plantas. Ainda assim, muita gente não acredita em riscos de efeitos secundários indesejáveis pelo uso de fitoterápicos. Mesmo que essa afirmação não tenha base científica, nenhuma reação adversa séria foi observada em decorrência do uso do extrato de saw palmetto. Apenas registro de reações adversas leves e passageiras. Estudo com pacientes ambulatoriais com idade acima dos 50 anos e HPB sintomática revelou efeitos adversos, principalmente gastrointestinais, em apenas 10% dos casos. O sawpalmetto tem demonstrado ser uma terapia eficaz contra a HPB, além de muito bem tolerado pela grande maioria dos pacientes.

Como usar

O sawpalmetto pode ser utilizado nas formas de loção, cápsulas ou pó.

A indicação para cápsulas é de duas ao dia, no café da manhã e no jantar. Uma colher de chá do pó deve ser dissolvido em água. Tomar de manhã e de noite. Para tratamento da calvície, espalhe a loção na cabeça fazendo movimentos circulares durante dois ou três minutos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
5 Comments

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *