Acabe com a queda de cabelo!

Junte-se a mais de 5.147 leitores que aprenderam a lidar com a queda de cabelo com nossas dicas e em POUCO TEMPO (é grátis)!

Tricotilomania – Causas, Sintomas e tratamento!

A tricotilomania é uma doença de origem psicológica, e que consiste basicamente na compulsão em arrancar os fios de cabelo. Normalmente, esses fios de cabelo são do próprio couro cabeludo, mas algumas pessoas apresentam uma “variação” desse sintoma e também passam a arrancar fios de cabelo das sobrancelhas ou de qualquer outra parte.

Tricotilomania

Por ser uma doença que afeta prioritariamente o couro cabeludo, comumente essas pessoas passam a ter vários pontos de calvície o que afeta a sua auto estima e também a sua imagem. Em casos extremos, as pessoas que sofrem de Tricotilomania também costumam comer o cabelo arrancado, o que pode causar outras complicações à saúde.

Para conhecer mais sobre a Tricotilomania, suas causas, seus sintomas e também o seu tratamento, continue lendo!

Quais são as causas da Tricotilomania?

Atualmente não existe nenhuma causa específica para o desenvolvimento deste quadro psicológico. No entanto, existem algumas teorias que correlacionam o comportamento da doença com hábitos alimentares e também com fatores genéticos.

Apesar dessas hipóteses, também existem outras causas que são correlacionadas, como a depressão, o transtorno obsessivo-compulsivo e o transtorno de ansiedade.

Você tem algum desses sintomas?

tricotilomaniaOs sintomas da doença normalmente não são difíceis de serem observados. Basicamente eles são observáveis pelo seu comportamento diário, e tudo o que você precisa fazer é se atentar como você se comporta durante o dia.

Veja abaixo alguns dos sintomas da Tricotilomania logo abaixo:

  1. Você costuma enrolar os seus cabelos e puxá-los?
  2. Você costuma repetir esse comportamento (o de arrancar os cabelos) enquanto assiste televisão, dirige, ou faz alguma outra atividade que não exige tanta atenção?
  3. Você se considera uma pessoa ansiosa? Se sim, como você costuma se sentir antes de arrancar seus cabelos?
  4. Você sente prazer ou alívio após arrancar um fio de cabelo?
  5. Você consegue de alguma forma “parar” esse comportamento? Ou você sente que não consegue efetivamente se controlar?

Se você apresentar 3 ou mais sintomas descritos acima, é possível que você sofra de Tricotilomania. Para isso é preciso que você procure um psicólogo para iniciar um tratamento. A terapia cognitivo comportamental tem se mostrado mais eficaz para combater a Tricotilomania, por essa razão talvez seja importante procurar um psicólogo com essa formação.

Como é o tratamento?

O tratamento basicamente se dá inicialmente com algum tipo de psicoterapia (terapia feita com psicólogo). Dentre todas as teorias de psicologia, a terapia cognitivo comportamental tem obtido resultados melhores e mais rápidos também.

A terapia consiste na reversão ou substituição de hábitos. Essa técnica consiste em encontrar quais são os comportamentos em que a pessoa passa a arrancar o seu cabelo. Após essa análise, são passadas técnicas e maneiras para a pessoa conseguir atingir um relaxamento profundo a ponto de ela não necessitar prosseguir com o seu antigo comportamento de puxar os fios de cabelo.

tricotilomania-1

Em alguns outros casos, medicamentos também são indicados. Esses medicamentos normalmente consistem em antidepressivos e devem ser essencialmente prescritos por um psiquiatra, que pode ou não acompanhar o seu caso.

Importante ressaltar que qualquer tratamento que a pessoa decida fazer, a base do sucesso se encontra na capacidade da pessoa resistir ao impulso de puxar os fios de cabelo. Por essa razão, grupos de apoio podem ser importantes.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *